domingo, 19 de abril de 2009

Doenças Crônicas X Atividades Físicas ;

Nos últimos 30 anos houve um grande aumento na incidência de doenças crônicas. Do mesmo modo, nunca se gastou tanto com doentes crônicos. Isso se deve, tanto à diminuição de exercícios quanto ao aumento de um mau estilo de vida.São muitas as benesses causadas a partir da adoção de exercícios físicos. Reduz a gordura corporal, aumenta a sensibilidade à insulina, melhora a hipertensão, reduz a citocina, reduz o estresse e a depressão. Por outro lado, o sedentarismo é responsável pela diminuição da massa muscular, do gasto calórico diário e causa a obesidade, entre outros problemas.Em relação à prescrição de exercícios físicos, é recomendado sempre as atividades físicas leves ou moderadas, atentando para a capacidade de cada indivíduo.

Temática atividade física na promoção da saúde ;

http://www.usp.br/eef/xipalops2006/37_Anais_p135.pdf

Quem pratica atividade física deve saber corretamente o que seja condicionamento. Deve haver a preocupação em manter a saúde, e o coração deve trabalhar dentro de sua tolerância ao esforço, sem a preocupação de competir. O treinamento com finalidade competitiva leva o indivíduo para além de sua capacidade física, com o objetivo de obter resultados cada vez melhores. É interessante fazer um teste de esforço quando se vai começar uma atividade física, aí o teste é realizado com mais intensidade para quantificar o grau de aptidão física. Três ou quatro meses depois deve ser repetido para verificar o aumento do condicionamento físico.
Existem hábitos simples que não custam nada, são rápidos, e que são capazes de evitar um mal-estar – como uma dor de cabeça – ou até mesmo doenças mais graves – como hipertensão e diabete. Lembrar que esses hábitos podem ser adotados a qualquer hora é sempre importante – e o Dia Mundial da Saúde, comemorado hoje, é a data perfeita para isso. Criada em 1950 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a comemoração tem como objetivo alertar a população sobre os principais problemas da saúde pública, prevenção de doenças e qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário