quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O dia-a-dia .


O ser humano foi preparado para um tipo de vida extremamente ativa do ponto de vista fisico e a vida moderna mudou radicalmente essa perpesctiva.Na Pré-história o homem tinha dois para manter sua sobrevivência, o primeiro era da caça para se alimentar, e o segundo da fuga para não ser alimento de outros animais. Para realizar essas tarefas seu organismo foi gerando adaptações , conseguindo músculos e ossos mais resistentes, um sistema cardícado e imunológico mais adaptado para sua sobrevivência , o tempo foi passando e a tecnologia chegou.

Atualmente nos deparamos com as pessoas horas e horas sentadas em frente um computador, ou deitadas na frente da televisão com vários controles remotos e uma mesa cheia de fast-food. Com essa inatividade o organismo que antes era acostumado a estar sempre ativo,foi enfraquecendo,porque ele não precisava mais de seus músculos para correr de seu coração para bombear grandes quantidades de sangue, de suas articulações para amortecer grandes impactos.

Podemos perceber na pirâmide que atividades simples no dia-a-dia como por exemplo, caminhada, jardinagem, atividade domésticas parecem tão simples, porém pode ajudar e muito na nossa saúde, basta nos dedicarmos um pouco mais a nós mesmo. Já os exercicios aeróbicos, mereçem uma dedicação um pouco maior, necessitariamos de ao menos 1 h 15 para realizamos (natação,tênis,basquete) , e o seu resultado vêm mais rápido, e podemos perceber de cara, a diferença.

Temos que ter um tempo dedicado também a exercícios mais simples, como o ioga e o alongamento , que nos ajudam a várias atividades do dia-a-dia. E o mais importante, deve-se ficar o menos tempo possível deitado, em frente ao computador e etc ... Assim teremos uma boa qualidade de vida.